O que é Cronograma Capilar?

Oi gente, tudo bom com vocês???

A partir de hoje nosso blog terá uma nova cara, vamos ter um nicho único, ou seja, vamos focar total em cabelos. É um assunto que amo e sei que é o assunto que vocês mais gostam aqui no blog. Mas isso nada impede de às vezes a gente ter um vlog de uma viagem, evento ou algo assim.

Mas agora focando desse jeito, vou poder dar muito mais dicas para vocês e aos poucos vamos nos aprofundando juntas no assunto.

E para estrear isso vamos falar do assunto do momento. De um tempo para cá o que mais ouvimos quando se trata de tratamento de cabelo é Cronograma Capilar, e muita gente ainda tem dúvida sobre o assunto.

Sabemos que um fio saudável é composto de várias substâncias, entre elas estão a água, o óleo (que é entregue ao cabelo através do sebo do couro cabeludo) e proteína (que forma a estrutura do fio do cabelo). Quando um cabelo é danificado por causa do uso de alguma química, essas substâncias vão se perdendo e deixando o fio ressecado, frágil e poroso.

Cronograma capilar, como o nome mesmo diz, é um cronograma, uma organização que fazemos para dar os nutrientes necessários que o nosso cabelo precisa, é uma espécie de agenda para o seu cabelo em que você anota quando hidratar, reconstruir e nutrir os seus fios. Com isso, eles vão receber a dose necessária do que precisam, sem exagerar ou falta nenhuma das partes.

Na maioria das vezes pensamos em fazer o cronograma quando vemos que o cabelo precisa que um cuidado extra, mas nada impede de fazer seu cronograma mesmo quando seus fios estiverem tratados.

Hoje vou explicar cada uma das três etapas para vocês e mostrar um cronograma mais básico, para quando seu cabelo já está saudável. E nos próximos posts vamos focando mais em cabelos danificados.

Quais são as fases do Cronograma Capilar?

Hidratação – que serve para repor a água perdida dos fios

Nutrição – que serve para repor o óleo perdido nos fios

Reconstrução – que serve para repor a proteína perdida dos fios

Lembrando que as lavagens têm que ser feitas de dois em dois dias, mas se seu cabelo é mais oleoso, pode ser dia sim, dia não.

Hidratação

Como o nome mesmo já diz é feito para hidratar os cabelos. Sua principal função é repor a água e umidade dos fios, deixando macios, maleáveis e com mais suavidade. Pode ser feita com máscaras hidratantes ou com poupa de algumas folhas ou frutos, como a Babosa (Aloe Vera) e Polpa de Abacate.

Como não sobrecarrega os fios, pode ser feita de duas a três vezes na semana, e geralmente é o que nossos cabelos mais precisam.

Dica extra!! Para potencializar a máscara hidratante, use ampolas de vitaminas ou aminoácidos.

Nutrição

Nutrição ou umectação é feita para repor a gordura e oleosidade dos fios, que são importantes para manter os cabelos saudáveis e alinhados. Pode ser feita com máscaras nutritivas, mas o que dá mais resultado é fazer com óleos vegetais. Essa etapa traz mais brilho, força, vitalidade, diminui o frizz e acaba com as pontas duplas e ressecadas.

Pode ser feita de uma a duas vezes na semana e ajuda a selar a hidratação dentro do fio, impedindo que perca água e umidade, por isso a nutrição é muito importante.

Reconstrução

É nessa etapa que vamos repor a massa, proteína, aminoácidos e queratina dos nossos fios, que são perdidos naturalmente ou em processos químicos. É indicada para quem está com o cabelo ressecado, quebrado, danificado ou que sofreram processos químicos como alisamentos e tinturas.

Reconstrução em excesso pode deixar o cabelo rígido e quebrar os fios. Algumas máscaras reconstrutoras têm alto poder de hidratação, assim fortalece o cabelo sem deixá-los com esse aspecto rígido, mas isso depende dos ativos da máscara. As que deixam os fios rígidos são perfeitas para quem está com o cabelo elástico.

Para quem está com o fio saudável, deve ser feita uma vez por mês ou no máximo a cada 15 dias.

Mas como saber a finalidade de cada máscara??

 

Você pode seguir esse cronograma ou já ir montando o seu, de acordo com o que seu cabelo precisa.

Hora de colocar tudo em prática!

Beijos

4 Replies to “O que é Cronograma Capilar?”

  1. Teu post tá super bacana Paula.
    Eu ja tentei fazer cronograma mas eu sempre quebrava ele no meio do processo ou esquecia de fazer rsrs sou difícil menina de conseguir seguir esses negócios, é uma luta pra mim cria o habito de fazer, mas um dia eu consigo, já vou guardar seu passo-a-passo!!
    Beijos
    #ascariocasby

    1. mundodapaula says: Responder

      Eu também começo e acabo me perdendo.. Mas faz uma diferença enorme para o cabelo!
      Beijos sua linda!!

  2. Paula vc arrasou nesse post, ficou bem explicadinho e a seu calendário ficou bem fofo 😍❤️ gosto muito de manter o meu cronograma capilar, mas confesso que sou a louca da hidratação, é o processo que mais gosto de fazer nos meus cabelos !! Beeijos 😘😘😘

    1. mundodapaula says: Responder

      Que bom que gostou!! Eu já amo uma nitrição/umectação!!
      Beijos

Deixe uma resposta