pH e sua importância para os fios

Oii gente!!!! Tudo bom com vocês??

Já repararam que em algumas embalagens de produtos de cabelo, principalmente de máscaras, tem o pH do produto? Mas você sabe para que serve, o que isso influencia no seu cabelo e tudo mais??

É exatamente isso que vim explicar para vocês hoje, tim tim por tim tim!!

Vamos primeiro lembrar das aulas de química lá trás para saber o que é pH. PH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico e indica a concentração de íons H+ no meio, ele é uma faixa de potencial eletrônico que usamos para determinar se o meio está ácido, básico ou neutro a partir de uma análise. Dependendo do resultado dessa escala, o pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos cabelos.

O PH possui uma escala que vai de 0 a 14, o do nosso cabelo varia entre 4,5 a 5,5. Como podem ver na imagem abaixo, o pH do nosso cabelo é ácido.

Mas como isso interfere em nossos cabelos? Bem.. Para mudar a estrutura capilar, como colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações, o pH tem que ser alcalino. O que pode formar a ponta dupla é o pH muito alcalino, de 8 para cima, pois ele pode causar a divisão do fio. Já o pH ácido fecha a cutícula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelos assim como outros tratamentos hidratantes.

Shampoo normal e Shampoo Antiresíduos

No geral, o pH ideal do shampoo varia entre 5 e 6, ou seja, é levemente ácido. O shampoo anti resíduo, é usado para fazer uma limpeza profunda, ele tem o PH neutro ou acima de 7, ou seja, acima do PH dos nossos, por isso ele abre as escamas dos fios, ajudando o produto químico ou hidratante penetrar na fibra capilar e fazer efeito.

Máscaras e condicionadores

O pH de máscaras e condicionadores precisam ser ácidos, variando entre 3,5 e 4,5, para fechas as cutículas que foram abertas pelo shampoo. A máscara, além de ter o pH baixo, precisa ter ativos hidratantes, mas algumas não tem e apenas fecham as cutículas sem hidratar muito. Por isso é sempre importante que, além de ver o pH, veja também os ativos da máscara.

Tem sempre que usar condicionador depois de usar máscara?

Vamos lá.. Primeiro lavamos o cabelo com shampoo, pH levemente ácido que abre as cutículas para poder limpar e receber nutrientes. Depois disso o ideal é usar um condicionador com pH baixo para poder fechar essas cutículas que foram abertas.

Mas se a minha máscara tem pH baixo, é necessário usar o condicionador depois? Pois bem, não. Se você sabe o pH da sua máscara e ele está entre 3,5 e 4,5 ou abaixo disso, pode dispensar o uso de condicionador. Mas se no rótulo da sua máscara não informa o pH, por via das dúvidas use o condicionador. O importante sempre é preservar a hidratação dos fios!

Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, sem brilho, ressecado, com certeza está com o pH alcalino ou muito maior do que o recomendado. Hora de começar a tratar e usar produtos com PH ácido para fechar as cutículas, dar brilho e vitalidade. E para manter seu cabelo sempre com o pH equilibrado, é só utilizar condicionadores e máscaras com o pH baixo após o uso do shampoo.

Espero que esse post tenha esclarecido muita coisa!!

Beijos

Deixe uma resposta